Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Enfermagem: Cuidados pós-cirurgia bariátrica

  • Enfermagem: Cuidados pós-cirurgia bariátrica

O paciente candidato a realização da cirurgia bariátrica deve ter consciência que seu tratamento é contínuo por no mínimo 02 anos juntamente com a equipe multidisciplinar e após este prazo realizará consultas de controle pré-agendadas, sendo sua cooperação fundamental para um melhor resultado. A participação nas consultas agendadas tem relevância para a equipe constatar algum tipo de desequilíbrio eventual que venha ocorrer neste período ou sanar dúvidas que possam surgir.

No início sua contribuição na parte da enfermagem é compreender as orientações fornecidas pela Enfermeira e realizar alguns cuidados feitos para sua alta hospitalar.

Quando o paciente receber a alta hospitalar seguirá usando o tensor abdominal (faixa abdominal) em um período mínimo de 30 dias e realizará o curativo da ferida operatória (local da cirurgia).

Neste curativo que será realizado uma vez ao dia, em casa e após o banho, usará como materiais gazes, soro fisiológico 0,9% e fita adesiva (micropore).

Então, após fazer sua higiene pessoal diária realizará o curativo com ajuda do familiar que o acompanhou nas consultas de enfermagem ou sozinho se estiver preparado seguindo estes passos:

- Retirar o curativo da ferida operatória;

- Realizar expressões (apertar, espremer), conforme demonstrado nas consultas para retirar possíveis secreções ali alojadas (secreção serosa);

- Passar a gaze embebida na solução de soro fisiológico 0,9% (preferencialmente morno), no sentido de cima para baixo, primeiro em cima da lesão e por segundo nas bordas da mesma, trocando a gaze sempre que houver sujidade.

- Com uma gaze seca passar sobre a ferida e após as bordas para secá-la;

- Cobrir com gaze e fechar com micropore;

- Após retirar o curativo do local de inserção do dreno de silicone;

- Novamente embeber gaze em solução de soro fisiológico e limpar o local (sem tracionar o dreno de silicone que estará fixo a pele);

- Secar com gaze o local;

- Colocar gazes e manter fechado;

Para evitar sujidade na faixa tensora abdominal, cobrir o curativo com absorvente pós-parto.

Lavar bem as mãos antes e depois da realização do curativo;

Evitar o excesso de micropore para não lesionar a pele.

Contudo, não deixar de usar a faixa tensora abdominal que vai ajudar na cicatrização, contribuindo para que não ocorra a ruptura de pontos (deiscência) e evitar a formação de hérnia.


Ana Queli F. Borges – COREN 323.115

Enfermeira do Equilibrium – Centro Terapêutico da Obesidade

Formada pela URI – Campus Santiago

Pós-Graduanda em Didática e Metodologias de Ensino para a Educação Profissional e Ensino Superior.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp