Faça de sua alimentação um prazer e não um sacrifício.
Faça um rodízio entre os alimentos (consulte a pirâmide para saber quais são os alimentos de cada grupo). Inove as receitas, faça pratos variados, coloridos e bonitos.
Acostume-se com o sabor natural dos alimentos, evitando temperos em excesso. Mas use temperos como alho, cebola, coentro, canela e orégano para melhorar o sabor dos pratos.
Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais, que servem para promover uma melhor função intestinal, reduzir o colesterol sangüíneo e ainda aumentar a nossa saciedade.
Prefira frutas ao invés de sucos. Frutas têm fibras, dão saciedade por meio da mastigação, ajudam o bom funcionamento do intestino e não precisam de açúcar.
Prefira alimentos de consistência dura ao invés de pastosos, por que aumentam a saciedade por meio da mastigação.
Abuse das sopas magras (feitas com carnes magras e legumes), chás, saladas com molhos quentes e frutas aquecidas no inverno. Estes alimentos vão lhe manter hidratados e com os nutrientes essenciais, além de não lhe fazer ganhar peso nesta estação. Isso não significa deixar de ingerir os “calóricos”, mas com moderação.
Coma devagar. Mastigue bem os alimentos, pois só assim você vai perceber quando estiver satisfeito.
Não pule refeições. Um grande intervalo de tempo sem comida pode deixá-lo compulsivo quando for se alimentar novamente.
Não vá ao supermercado ou a festas com fome, pois assim você não vai controlar sua fome, comendo muito mais do que devia e sem fazer uma escolha saudável.
Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira pratos cozidos, assados e grelhados.
Prefira sempre carnes brancas; cozidas, grelhadas ou assadas. Retire toda a gordura visível e também a pele de peixes e aves.
Evite biscoitos doces, recheados, waffers e salgadinhos para petiscos. Os demais devem ser ingeridos com moderação, e sempre para substituir pães (por exemplo: cada 4 unidades de cream cracker equivalem a um pão francês).
Tenha moderação na ingestão de bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas e afetam nosso sistema motor.
Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios. Cozinhar legumes em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes.
Não faça dietas muito rígidas, pois assim você estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.
Pratique exercícios físicos, pois isso ajuda liberar o estresse e combater a ansiedade. Escolha uma ou mais atividades que você goste e pratique pelo menos três vezes por semana.
Nunca coma fazendo outra atividade como assistir televisão, discutir, tratar de negócios, trabalhar. Assim, sua atenção não vai estar voltada para a alimentação e você acaba exagerando na dose, sem perceber.
Jamais desconte suas emoções na comida e não enumere as calorias de tudo que ingere. Comer é algo natural, faz parte da vida. Tenha uma boa relação com os alimentos. Assim sua ansiedade diante deles diminuirá.
Nunca leve alimentos para o trânsito, pois acabará comendo sem perceber. E ainda corre o risco de descontar as tensões na comida.
Evite comer quando estiver cansado. Você vai querer engolir tudo rapidamente para poder descansar. Faça o inverso: ao chegar em casa, depois de um dia de trabalho, tome um bom banho, vista uma roupa confortável e só então vá para a cozinha.
Não tenha pressa em emagrecer. Resultados rápidos não duram. Quando você tiver a sensação de que não está dando certo, irá descontar na comida.
Não fique o dia todo pensando na dieta ou na próxima refeição. Tire a comida da cabeça.
Tenha um estilo de vida saudável. Isso evita doenças, mantém o peso e aumenta a auto-estima.
Importante: se você quer ganhar ou perder peso, procure um profissional responsável, que se preocupe, antes de mais nada, com sua saúde, fazendo um trabalho de reeducação alimentar, sem proibições ou radicalismos.
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.